Especialidade Obstetrícia
Está em busca de uma Obstetra com atendimento individualizado? A Dra. Camila Poccetti Ribeiro é Obstetra em São Paulo. Agende sua consulta!
A obstetra é uma profissional essencial ao longo de todas as etapas da gestação — e, inclusive, até antes da gravidez!
Ela vai acompanhar de perto a saúde da mãe e do bebê, oferecendo todo o suporte necessário antes, durante e depois do parto.
A seguir, explicamos melhor a atuação e importância dessa profissional!
O que é a obstetrícia?
A obstetrícia é a área da medicina que acompanha as etapas de gravidez, parto e pós-parto.
Dessa forma, a obstetra é uma profissional especializada no cuidado com a saúde materna e fetal, guiando a mãe ao longo de todo o processo de gestação.
A escolha da profissional mais adequada é fundamental para uma boa experiência gestacional da mulher.
Quando procurar a obstetra?
Idealmente, a mulher deve buscar a obstetra para fazer o pré-natal ou até mesmo antes. A seguir, entenda mais sobre as etapas:
Pré-concepcional
Se você tomou a decisão de engravidar, o ideal é fazer uma consulta alguns meses antes (de 6 meses até 1 ano) para aumentar as chances de sucesso das tentativas e também preparar o corpo para a gestação!
Nessa etapa, vamos analisar suas condições médicas, indicar os cuidados necessários e adotar algumas práticas, como:
- Análise e controle de possíveis complicações na gravidez e parto (como pressão alta);
- Indicação da vacinação precisam ser tomadas com antecedência;
- Adoção de um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física e alimentação balanceada;
- Uso de ácido fólico com antecedência — essa vitamina serve para a formação do sistema nervoso central do bebê;
- Orientação sobre os melhores momentos para ter relações sexuais;
- Entre outros.
Outras atendimentos do obstetra
Pré-natal
Com a gravidez confirmada, a mulher precisa voltar o quanto antes para a obstetra e iniciar o seu pré-natal. Essa etapa consiste em uma série de consultas regulares para acompanhar a saúde do bebê e da mãe.
Além das consultas, a mãe também costuma fazer exames de sangue e imagem para saber como está o desenvolvimento da criança e o seu estado de saúde. Fora isso, também orientamos em relação aos cuidados pré-natais e preparação para o parto.
Recomenda-se visitar a obstetra de 10 a 14 vezes ao longo da gestação (cerca de 1x a cada 3 semanas), sendo 7 consultas o mínimo.
Parto
Logo depois, vem o momento tão esperado: a chegada do bebê. Ele precisa contar com a presença não apenas da médica, como também de uma equipe completa para dar suporte e garantir um parto seguro.
Nesse caso, existem duas opções: o parto vaginal e a cesariana.
O parto normal é aquele que o bebê nasce através do canal vaginal da mãe. É um processo natural: começa com contrações uterinas, que fazem o útero dilatar e empurrar a criança para fora.
Já a cesariana é uma cirurgia em que ocorre um corte no abdome inferior da mulher e útero para a retirada do bebê. Pode ser agendada (a mãe escolhe) ou de urgência (em caso de complicação do parto normal).
A escolha depende, primeiramente, do quadro de saúde da mãe e do bebê, mas também pode ser uma questão de preferência.
Pós-parto
Mesmo após o parto, é fundamental buscar a profissional, pois a mulher entra em um período cheio de altos e baixos: o puerpério.
Esse é um período de volta do corpo ao que era antes da gestação e também adaptação à maternidade. Em média, dura até o 42º dia pós-nascimento do bebê.
Dentro desse tempo, são feitas consultas para avaliar o quadro de saúde da paciente após cerca de 12 dias do pós-parto e outra após acabar o puerpério (em média, um mês e meio depois).

Como é a consulta com a Obstetra?
Na nossa consulta, você esclarecerá todas as suas dúvidas e também receberá aconselhamentos valiosos para sua saúde do bebê.
Além do papel clínico, também a consulta também será fundamental para te tranquilizar e passar mais confiança diante de uma série de questões.
Na consulta, avaliamos uma série de questões, a depender da fase da gestação e quadro de saúde da paciente, por exemplo:
- Pressão arterial da mãe;
- Sexo do bebê;
- Tamanho e peso do bebê;
- Posição fetal;
- Controle do ganho peso;
- Possíveis complicações.
Nos dois primeiros trimestres, daremos mais orientações em relação ao estilo de vida, como alimentação e suplementação vitamínica.
A partir do terceiro semestre, as recomendações já envolvem a preparação para o parto.
Então, busque uma obstetra de confiança, que possua um atendimento humanizado e personalizado, para acompanhar a sua gestação!