Uroginecologista em São Paulo
Você sabe quando procurar a Uroginecologista? A Dra. Camila Poccetti Ribeiro é Uroginecologista em São Paulo e explica a especialidade!
Mais sobre a especialidade da Uroginecologia
Está sentindo desconfortos na região pélvica? Ou enfrentando problemas de incontinência urinária? Então, está na hora de buscar a uroginecologista!
A uroginecologista é a profissional capacitada para prevenir, diagnosticar e tratar problemas no sistema urinário e reprodutor das mulheres!
Contudo, como nem todas as pacientes conhecem essa profissional, acabam não usufruindo dos benefícios de receber um tratamento completo.
Para evitar esse erro, saiba quando procurar a uroginecologista!
O que é a Uroginecologia?
A Uroginecologia é uma área da medicina voltada ao estudo, prevenção e tratamento de doenças que possam atingir os órgãos da região pélvica feminina, como a bexiga, uretra, útero, e até mesmo o intestino.
Com base nessa especialização, a profissional de saúde estará preparada para realizar o diagnóstico preciso de diversas condições, bem como indicar o tratamento mais adequado e completo para cada caso.
Para se tornar uroginecologista, é preciso completar a formação em medicina, especializar-se em ginecologia ou urologia e depois fazer a subespecialização em uroginecologia.
Quando procurar uma uroginecologista?
Muitas vezes, as pacientes não conhecem essa especialidade e, por isso, acabam não sabendo quais os sinais de alerta para procurar a uroginecologista.
Normalmente, a existência de sintomas na região pélvica merecem atenção, sendo os principais:
- Dor pélvica;
- Incontinência urinária ou fecal;
- Infecções urinárias;
- Desconforto ao urinar;
- Dor durante as relações sexuais;
- Dor na vulva ou abertura vaginal;
- Flacidez vaginal.
Como será a consulta com uroginecologista?
Quando a paciente chega no consultório com queixas que envolvam o trato urinário, além de todo passo a passo da consulta ginecológica, busco entender os sintomas específicos que ela apresenta para guiar o diagnóstico adequadamente.
Além da entrevista, posso solicitar alguns exames, como laboratoriais, de imagem, análise da cistoscopia e urodinâmica, entre outros.
Após a entrega desses resultados, chegamos no diagnóstico específico e, assim, posso recomendar o tratamento mais adequado para seu quadro clínico e realidade.
Diversas são as opções de tratamentos que dispomos atualmente na uroginecologia para devolver a qualidade de vida e bem-estar da mulher, como por exemplo, a fisioterapia pélvica, terapia comportamental, eletroestimulação, cirurgias, dentre outras.
Por isso, procurar esta especialista pode fazer toda a diferença para sua saúde!

Quais condições a uroginecologista trata?
A uroginecologista possui a capacitação para oferecer um tratamento direcionado dos problemas que afetam tanto o aparelho reprodutor feminino, os órgãos do trato urinário, como a bexiga e a uretra, e os órgãos relacionados a ele, como o reto.
Assim, as principais condições que podemos tratar são:
- Incontinência urinária ou fecal;
- Infecção urinária de repetição;
- Flacidez na vagina;
- Dor pélvica, durante a relação íntima ou não;
- Dor, vermelhidão e irritação na vulva (vulvodínia);
- Prolapso de órgãos pélvicos (POP);
- Histerectomia vaginal sem prolapso;
- Complicações urinárias em cirurgia ginecológica;
- Disfunção anorretal;
- Disfunção miccional feminina.
Então, ao sentir sintomas específicos, não hesite em agendar uma consulta. Procure o quanto antes a uroginecologista e receba um tratamento direcionado!
O cuidado da sua saúde depende de você!